27/05/2011

RIQUEZA DE DETALHES IMPRESSIONANTES NAS ILUSTRAÇÕES DE JOE FENTON


Os desenhos e painéis de Joe Fenton possuem uma riqueza de detalhes impressionante. E olha que esse não é seu único mérito! Fenton possui estilo próprio. É difícel encontrar artista que faça algo igual. Pena que seu portfólio seja tão pequeno.
Aliás, eu acho que os amantes da arte gótica e os fãs de tatuagem vão cair de amores pelo estilo de Fenton.
Para acessar o site de Joe Fenton, clique aqui.

25/05/2011

A FOTOGRAFIA EXCEPCIONAL DE MICHAL CHELBIN


O site do fotógrafo israelense Michal Chelbin é simples e pobretão. Não espere muito das galerias. É uma pena, pois Chelbin é um fotógrafo excepcional. Suas imagens são tristes e lembram, muitas vezes, quadros renascentistas. Ele bem que podia criar um web site mais rico em imagens. Isso ajudaria a divulgar seu portfólio e, sem sombra de dúvida, a deixar milhões de fanáticos por fotografia de queixo caído.
Para ver o trabalho de Michal Chelbin, clique aqui.

23/05/2011

O PORTFÓLIO FOTOGRÁFICO REALISTA E CRU DE DIEGO LEVY


Diego Levy é um conhecido fotógrafo argentino. Ele é especialista - o que pode ser percebido logo que entramos em seu site - em fotojornalismo. Suas fotos são indicadas para quem tem estômago forte. As violentas e cruéis imagens das periferias argentinas e brasileiras não são para qualquer um. Os editores do extinto jornal Notícias Populares vão morrer de inveja. Não que Levy viva só de clicar a violência, mas as imagens mais chamativas de seu site são justamente as de crimes e acidentes.
À princípio, pensei em não incluir o site de Levy nas indicações do VEL. Mas como temos poucas sobre fotojornalismo, achei por bem recomendá-lo. E, justiça seja feita, o fotojornalismo tem sido um pouco negligenciado pelo VEL.
Para acessar o site de Diego Levy, clique aqui.

20/05/2011

PINTURAS QUE PARECEM FOTOGRAFIAS NA ARTE DE ROBIN ELEY


Muita gente já deve ter notado o quanto eu gosto de arte clássica, tanto quanto arte de vanguarda. Aprecio, em especial, a arte que chamamos de "realista". Cheguei a divulgar diversos artistas realistas aqui no VEL, todos de talento excepcional. Alguns são tão detalhistas (e talentosos!!) que conseguem fazer com que suas pinturas se passem por fotografias. O australiano Robin Eley é um deles. Os quadros de Eley chegam a impressionar pelas minúcias e pelo modo como ele consegue enganar nossa mente.
Veja a imagem acima, por exemplo. Parece uma fotografia, mas é uma pintura. Aliás, a figura do quadro é o próprio Eley.
Se quiser conhecer o trabalho de Robin Eley, clique aqui.

16/05/2011

A GENTE DO POVO NAS IMAGENS DE LEE JEFFRIES E MARK STORY


Não faço idéia de quando e-mails com PPS's recebo por dia. Boa parte são apresentações de fotografia, geralmente imagens de paisagens, animais ou criaturas fofinhas (cãezinhos, bebezinhos etc). Alguns são realmente artísticos e merecem ser vistos. Mas todos estão a milhas do trabalho dos fotógrafos Lee Jeffries e Mark Story. O que Jeffries e Story fazem é fotografar a gente comum ou, como dizem por aí, o povão. São normalmente imagens de idosos, pessoas castigadas pelo tempo e por pequenas deformidades. Tais imagens possuem uma carga emocional muitíssimo grande. Remete-nos ao mundo tal qual o conhecemos, habitado por gente comum e carregada de uma dignidade impressionante. Vale a pena (mesmo!!) dar uma olhada. É o melhor da foto artística e em P&B.
Para acessar o site de Lee Jeffries, clique aqui.
Para conhecer o site de Mark Story, clique aqui.

10/05/2011

AS IMAGENS SURREALISTAS DE ERIK THOR SANDBERG


Eu devia separar os links do VEL em categorias como "Arte moderna", "Arte clássica", "Surrealismo", "Artes gráficas" etc. As categorias "Arte realista" e "Surrealismo" teriam, sem dúvida, um grande número de indicações. Não sem motivos. A arte surrealista de Dali e Magritte fez escola, além de que possui um número impressionante de seguidores. Um desses seguidores é Erik Thor Sandberg. Afirmar que Sandberg é um artista talentoso é pouco. Ele é muito mais do que um artista. Sandberg consegue mergulhar no universo de Dali e, ao mesmo tempo, imprimir um estilo próprio ao seu trabalho. As influências do holandês M.C. Escher também são flagrantes.
Quer conhecer o mundo de Erik Thor Sandberg? Então, clique aqui.