22/10/2010

ARTE OBSCURA E ILUSTRAÇÕES SOBRE TEMAS HISTÓRICOS DE SANTIAGO CARUSO


Eu estou inconformado com as intenções do atual governo brasileiro de podar a liberdade de imprensa. Por isso, aproveitei para divulgar por e-mail e através de blogs, vídeos e outros documentos que atacam os planos "ditatoriais" da dupla Lula/Dilma.
Embora seja eleitor de José Serra, estou perplexo com a avalanche de e-mails preconceituosos e cheios de intriga contra Dilma Roussef. São e-mails que atacam as posições políticas de Dilma, a religiosidade dela e até a sua sexualidade.
Dilma foi duramente criticada por causa das suas posições em relação ao aborto. Ao que me parece, ela não é - nem foi - totalmente favorável ao aborto, mas sempre manteve uma posição de acolhimento às mulheres que adotaram esse tipo de prática e que, por isso, tem ou tiveram a saúde e a vida em risco.
O caso é o seguinte: questões como a do aborto deviam ser discutidas por toda a sociedade. Nenhum grupo tem o direito de impôr a sua fé e seus pontos de vista ao governo e ao país. Nós estamos numa democraica laica, que protege a liberdade de expressão... Não podemos permitir que determinados grupos (religiosos ou não!!) se dirijam ao Estado como se representassem toda a população do país.
Nós, brasileiros, devemos defender a democracia e a liberdade de expressão.
A liberdade é, para mim, uma palavra de sentido amplo e... como se fosse sagrada!
Isso inclui a liberdade de criar. E a liberdade artística.
Hoje eu quero recomendar o site do ilustrador argentino Santiago Caruso.
Caruso não é nenhum fenômeno artístico. Existe pintores e ilustradores melhores. Mas seu site é bonito e suas gravuras são excelentes. O detalhe é que ele produz "ilustras" sobre história que merecem ser vistas, nem que seja apenas por curiosidade.
As ilustrações sobre os moais da Ilha de Páscoa são as mais interessantes. Entre aqui e conheça a arte de Santiago Caruso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário